A Matemática Financeira é um ramo da Matemática Aplicada. Mais precisamente, é o campo que estuda o comportamento do dinheiro no tempo.
Os
objetivos do projeto são promover e fomentar a cultura da educação financeira,
ampliar a compreensão do cidadão, para que seja capaz de fazer escolhas
conscientes quanto à administração de seus recursos.
O
projeto Consumidores consciente teve suas atividades iniciadas com um
levantamento sobre o que os alunos entendem por orçamento familiar. Depois os
mesmos apresentaram situações problemas reais enfrentadas por eles e suas
famílias, montaram-se equipes compostas por quatro integrantes, onde cada uma
das equipes deveria apresentar propostas que melhorassem as situações
orçamentárias levantadas por eles.
Em
um segundo momento foi solicitado aos participantes que reunidos nos mesmos
grupos planejassem um orçamento de viagem, as equipes deveriam pesquisar
pacotes de viagem e apontar as melhores alternativas de compra. Exploraram-se
nesta oportunidade os juros do parcelamento, os percentuais de desconto na
compra à vista, a economia necessária para a realização de uma viagem, as
possibilidades de fazer um investimento para realização de um projeto dessa
natureza.
Na
última etapa os participantes foram desafiados a analisar uma fatura de cartão
de crédito. A atividade consistia em identificar e explicar cada item da
fatura.
Depois,
os alunos receberam situações problemas em que deveriam apontar opções para
melhorar a situação de quem entrou em um crédito rotativo.
Através
de atividades ligadas ao cotidiano, é possível fazer com que os alunos deem
maior importância para um consumo consciente, principalmente em momentos de
crise econômica.
Com relação a
Educação Financeira alguns conceitos eram desconhecidos pelos alunos. Mostrou-se
evidente o desejo dos discentes por um aprofundamento nesta questão. Percebe-se,
um avanço considerável dos alunos durante a transcorrência dos trabalhos.
Entende-se que os objetivos iniciais foram alcançados, embora a participação de
parte da turma tenha ocorrido de forma inconstante. Notou-se que a principal
dificuldade encontrada é o elevado índice absenteísmo e por parte dos alunos a
ausência de conhecimento matemático básico. Conclui-se que é possível superar
os preconceitos quanto ao ensino da Matemática Financeira uma vez que
oportuniza as mais variadas situações para o uso real dos conceitos Matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário